Dois eventos marcaram o meio artístico no mês de setembro em Quatro Barras, mais especificamente no Distrito de Borda do Campo. É que no dia 06 do corrente inauguramos a Galeria de Arte Ambiental; e o Colégio Estadual André Andreatta realizou, no dia 11, a sua “Mostra de Arte”, com artistas locais. Participamos de ambos os eventos e, portanto, nos achamos no direito de tecer comentários a respeito dos mesmos, considerando que iniciativas como estas só vêm enaltecer a Cultura em nossa cidade, privilegiando a população, que pode ter acesso às obras, e valorizando os artistas, que assim têm a oportunidade de divulgar o seu trabalho.
A INAUGURAÇÃO
A inauguração aconteceu no espaço que mantemos, situado na Rua Neocídio Franco Miranda, 485, em Borda do Campo - Quatro Barras. Na ocasião estiveram presentes pessoas ligadas ao meio cultural e artístico do município. O evento teve início às 20:00 horas, com uma breve preleção do organizador e proprietário da galeria (Angelo Barros), e logo em seguida foi efetuado o ato de inauguração da Galeria de Arte Ambiental, com menção ao “Pequeno Museu do Granito - Job de Barros” que, então, passou a se integrar também à galeria. O pequeno museu teve igualmente suas atividades iniciadas nesta data, funcionando anexo ao local.
A galeria foi criada para dar ênfase e visibilidade aos artistas locais prioritariamente, e aos de outras localidades eventualmente, focando especialmente o meio ambiente (Animais e Vegetais), sem descartar, no entanto, os outros gêneros. A galeria está capacitada para receber eventos nas áreas de artes plásticas, cênicas e musicais e funcionará mediante visitas pré agendadas.
A COMEMORAÇÃO
O Colégio Estadual André Andreatta, de Borda do Campo, completou em 2012, 40 anos de funcionamento no prédio atual. Para comemorar a data, a Direção e funcionários organizaram, amparados no Projeto idealizado pela Professora Amália de Fátima Barros Correa, diversas atividades, como os Jogos Escolares, o Desfile Cívico, Noite Gospel, Feira Cultural, Apresentação de corais, o Domingo na Escola e a Exposição de Artistas locais, nas áreas de Artes Plásticas, literatura e Poesia.
A Mostra de Arte aconteceu nas dependências da própria escola e contou com a participação de vários artistas que residem na localidade de Borda do Campo. Foram colocadas à disposição dos alunos, professores e demais funcionários do Colégio, uma série de Obras de alto nível produzidas pelos Artistas participantes ao longo de suas trajetórias no mundo da Arte.
Estavam expostos trabalhos de pintura em tela, esculturas, livros, revistas em quadrinhos e cartuns, poesias e maquetes. Estas Obras obedeciam aos mais variados temas e estilos, retratando temas históricos e culturais da região, do Paraná, do Brasil e da História Universal como um todo; a qualidade do acervo foi muito boa e causou fascínio nos alunos e funcionários da Instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário